A Tailândia protege as empresas locais com uma nova estratégia de marca!
O Ministério do Comércio da Tailândia lança nova iniciativa para proteger marcas nacionais e combater as falsificações em 2025.

A Tailândia protege as empresas locais com uma nova estratégia de marca!
O Ministério do Comércio da Tailândia está a adoptar uma abordagem proactiva: a introdução de uma nova estratégia visa melhorar a protecção das empresas locais. Esta iniciativa é apoiada por um novo programa denominado Trademark Monitor, que se concentra no monitoramento dos esforços estrangeiros para registrar marcas tailandesas no exterior. O ministério toma medidas enérgicas contra potenciais infrações de propriedade intelectual e permite que os proprietários de marcas tailandesas apresentem objeções oportunas, como Nação da Tailândia relatado.
O Diretor do Departamento de Propriedade Intelectual (DIP), Auramon Supthaweethum, destacou que a proteção das marcas é de grande importância internacionalmente. Os prejuízos no estrangeiro representam uma barreira significativa às exportações tailandesas, afectando particularmente indústrias-chave como os bens de consumo, a moda e a electrónica. A iniciativa está alinhada com a política “Quick Big Win” do Ministro do Comércio, Suphajee Suthumpun, e visa fortalecer a presença internacional das marcas tailandesas.
Insights sobre proteção de propriedade intelectual na Tailândia
A situação da propriedade intelectual na Tailândia melhorou significativamente nos últimos anos. Em 2017, a Tailândia foi transferida da Lista de Observação Prioritária Especial 301 para a Lista de Observação dos EUA. O Representante Comercial (USTR) foi rebaixado e lá permanecerá em 2023. No entanto, é importante que as empresas que entram no mercado tailandês considerem a proteção dos seus direitos de propriedade intelectual (DPI). É aconselhável obter acordos de confidencialidade e aconselhamento jurídico local antes de introduzir novos produtos, tais como comércio.gov determina.
O Departamento de Propriedade Intelectual gerencia o sistema de PI na Tailândia e fornece vários serviços, incluindo serviços eletrônicos para registro e procedimentos acelerados para patentes e marcas registradas. As empresas que operam na Tailândia podem registrar DPI para marcas, patentes, desenhos e indicações geográficas. A nomeação de um representante local é necessária ao enviar as inscrições.
Fundamentos legais e desafios na área de PI
A Tailândia tem uma variedade de leis que protegem a propriedade intelectual. Os mais importantes incluem a lei de marcas registradas, a lei de patentes e a lei de direitos autorais. Estas leis permitem que os titulares de direitos tomem medidas legais contra infrações, tais como tailândia-property-lawyers.com explicou. Em particular, os titulares de direitos devem estar cientes de que a Tailândia não é um estado membro da UPOV (Convenção Internacional para a Protecção de Novas Espécies de Plantas), mas tem as suas próprias leis que protegem as espécies de plantas.
É dada especial atenção ao combate à contrafacção e à pirataria, que constituem um problema grave, especialmente no mercado online. Em Janeiro de 2021, o DIP iniciou um memorando de entendimento que prevê a protecção conjunta dos DPI na Internet, o que mostra que a cooperação entre o Estado e os actores privados também está a ser activamente promovida.
No entanto, permanece o desafio de que, apesar destes avanços, ainda existem muitos produtos contrafeitos no mercado. É importante que as pequenas e médias empresas trabalhem com associações e organizações comerciais que apoiam a protecção da PI para proteger os seus direitos e proteger-se das desvantagens económicas.