Em homenagem ao Rei Bhumibol: as celebrações estão em andamento em Mae Sariang

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 13 de outubro de 2025, o Rei Bhumibol Adulyadej será homenageado no auditório de Mae Sariang por ocasião do feriado nacional.

Am 13. Oktober 2025 wird im Auditorium in Mae Sariang des Königs Bhumibol Adulyadej gedacht, anlässlich des Nationalfeiertags.
Em 13 de outubro de 2025, o Rei Bhumibol Adulyadej será homenageado no auditório de Mae Sariang por ocasião do feriado nacional.

Em homenagem ao Rei Bhumibol: as celebrações estão em andamento em Mae Sariang

Em 13 de outubro de 2025, muitas pessoas se reuniram em Mae Sariang para homenagear o falecido Rei Bhumibol Adulyadej (Rama IX). Neste dia especial, foi realizada uma ocasião solene no auditório da administração distrital, que não só honrou as conquistas do rei, mas também tocou o coração dos presentes. O Chefe do Distrito de Mae Sariang, Worasak Phanthong, foi o orador principal e deu as boas-vindas aos numerosos funcionários do governo, representantes militares, policiais e administradores escolares que, juntamente com alunos, estudantes e cidadãos comprometidos da região, expressaram em voz alta a sua tristeza e gratidão. O ambiente era calmo e respeitoso, o que sublinhou ainda mais a grande importância deste dia de memória. A homenagem aconteceu por ocasião do feriado nacional “Wanamindr Maharat”, instituído desde 2023 para homenagear o querido monarca. Notícias de Chiang Mai relata que este dia é uma tradição profundamente enraizada na cultura tailandesa.

Mas quem foi esse monarca que governou a Tailândia durante 70 anos? O rei Bhumibol nasceu em 5 de dezembro de 1927 em Cambridge, Massachusetts, e ascendeu ao trono em 9 de junho de 1946, após a morte de seu irmão, o rei Ananda Mahidol. Commander é lembrado por seu papel ativo na sociedade tailandesa, que incluiu mais de 2.000 projetos em diversas áreas como saúde, educação e meio ambiente. A sua filosofia de “economia de suficiência” promoveu a auto-suficiência entre os cidadãos e ajudou a melhorar as condições de vida de muitos tailandeses. Foi também um talento musical e compôs um total de 47 canções, o que também sublinhou o seu reconhecimento como “Artista Nacional”. Thansetakij destaca que seus diversos talentos e realizações lhe renderam um status quase divino entre muitos tailandeses.

Um legado de mérito

Bhumibol é conhecido pelo seu papel na transformação da Tailândia numa potência económica na região. Durante o seu governo, a Tailândia registou um forte desenvolvimento económico, tendo a taxa de crescimento mais elevada do mundo entre 1985 e 1994. No entanto, estes sucessos foram ofuscados por crises políticas e derrubadas militares, como o golpe mais recente em 2014, que muitas vezes substituiu governos civis. Apesar destes desafios, Bhumibol procurou promover um processo gradual de democratização na Tailândia. Wikipédia documenta de forma impressionante o quão complexo e multifacetado era o seu papel político num país que era frequentemente caracterizado pela instabilidade.

O rei Bhumibol faleceu em 13 de outubro de 2016, no prestigiado Hospital Siriraj, em Bangkok, aos 88 anos. Sua morte deixou um luto nacional que foi expresso em inúmeras marchas fúnebres e eventos memoriais. A sua cremação ocorreu em 2017, numa cerimónia em grande escala assistida por milhões de tailandeses que queriam prestar as suas últimas homenagens ao seu monarca.

Hoje, no Dia da Memória, não só a pessoa Bhumibol é homenageada, mas o trabalho de sua vida permanece vivo na mente das pessoas. A sustentabilidade dos seus projetos e ideias continua a moldar a vida de muitos tailandeses e reflete o seu desejo de proporcionar às pessoas uma vida melhor. Em dias como estes fica claro o quão importante é honrar o legado de um monarca que é considerado por muitos o “Pai da Nação”.